Influência dos hormônios femininos no controle do diabetes

Sabia que o seu período menstrual pode influenciar diretamente nos seus níveis de glicose?
Há estudos que demonstram que na fase lútea (segunda metade de ciclo menstrual) pode haver menor sensibilidade à insulina, fazendo com que a dose de insulina não seja capaz de diminuir a glicemia da mesma maneira.

Com isso, as mulheres que possuem o tipo 1 do diabetes podem depender de um nível maior de um nível maior de insulina nesse período. Por isso, essa fase hormonal pode acabar interferindo nos seus níveis glicêmicos. Estudos indicam que essa alteração pode ter correlação com a síndrome de tensão pré-menstrual (TPM), pois, quanto maiores forem as alterações no organismo durante essa fase, mais isso pode refletir no seu sistema, levando a hiperglicemia. Depois do ciclo de menstruação, as glicemias melhoram, pois há aumento da sensibilidade insulínica.

É importante que durante esse período você não aumente a sua dose de insulina sem antes consultar um médico. Outras precauções a serem tomados é ter mais cuidado quanto a alimentação, praticar exercícios físicos e beber bastante água.

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *