O que é a Diabetes Mellitus???

diabete_mellitus

É uma doença causada pela deficiência de produção ou na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar moléculas de glicose transformando-as em energia, energia essa que tem a finalidade de ser aproveitada por todas as células. A ausência total ou em partes desse hormônio interrompe não só a queima de açúcar, mas também a sua transformação em outras substâncias.

Essa doença é dividida em tipos, onde cada um possui características tanto distintas quanto parecidas. São eles: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes gestacional. Abaixo iremos especificar cada um deles, assim como seus sintomas:

diabetes_tipo_1

Diabetes Tipo 1

Em alguns casos, o sistema imunológico ataca erroneamente as células beta (responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina). Isso faz com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada para o corpo. Resultando no acúmulo de glicose no sangue e sua não utilização como energia. Aparece em sua maioria durante a infância ou adolescência, podendo ser descoberta em adultos também. Como sintomas, temos: sede, boca seca, fadiga, urina em excesso, aumento do apetite, perda de peso e mudanças de humor. O seu tratamento consiste na aplicação de insulina, uso de medicamentos, uma alimentação planejada e atividades físicas, com intuito de controlar a taxa glicêmica.

diabetes_tipo_2

Diabetes Tipo 2

Esse tipo surge quando o organismo não produz insulina suficiente para realizar o controle da taxa glicêmica ou não consegue usar corretamente a insulina que produz. É manifestada em sua grande maioria nos adultos, mas também pode ocorrer em crianças. Como sintomas, temos: visão embaçada, fome frequente, formigamento nos pés e mãos, feridas que demoram para cicatrizar e sede constante.  Em casos leves, pode ser tratada combinando alimentação saudável e prática de exercícios físicos; já em casos graves, é necessário o uso de insulina e outros medicamentos para controle da glicemia.

diabetes_gestacional

Diabetes Gestacional

Durante a gravidez, a mulher passa por diversas mudanças hormonais. Como a placenta é uma fonte de hormônios que reduzem a ação da insulina, o pâncreas passa a produzir mais insulina como forma de compensar esta situação. Mas em algumas mulheres a produção de insulina permanece a mesma, levando-as a desenvolver diabetes gestacional, caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. Esse tipo de diabetes nem sempre apresenta os sintomas, por isso é recomendado que a gestante pesquise a partir de certo tempo de gravidez com exames. Os fatores de risco consistem em: idade avançada, ganho de peso durante a gestação, ovários policísticos, hipertensão e outros.

Quando o bebê, ainda no útero, é exposto a grandes quantidades de glicose, há maior risco de crescimento excessivo do feto, partos traumáticos, hipoglicemia e até de diabetes e obesidade na vida adulta.

Quer agendar uma consulta ou exame?

Entre em contato com nossos canais de atendimentos:

Ou se preferir, preencha o formulário que entraremos em contato com a maior brevidade possível!

Dados de Contato

Preencha o formulário abaixo para agendar uma consulta ou um exame. A nossa equipe responderá com a maior brevidade possível.

Prometemos não usar nenhuma informação de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.

Precisando de Ajuda?